社会学の空間へようこそ!

;D

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Presente igual a Alma


Antes da Guerra o termo " presente" significa a "Alma". A guerra entre os humanos.
A alma mais generosa é o  que possui mais objetos, a alma que tem mais produtividade  é o que governa.


Como essa sociedade primitiva se tornou uma sociedade bárbara?
É ai que se inicia a violência é a ação de domar.
Ao contrário do que se acredita nós somos mal por natureza , uma teoria certamente falsa.
A violência é a segunda parte do desejo.Quando eu não consigo o que eu quero eu destruo.


A sociedade visa prejudicar com aquilo que não devolvem o que recebem.


Exemplo: Você está no utilizando o computador , até que há um problema , até então a sua vontade é destruir o aparelho ( isso pode vir acontecer).


É justamente esta proibição e o egoísmo que vai destruir essa sociedade primitiva.


Quem dá a própria alma ou seja o objeto ( minha arte , mão de obra) sou eu .
O doador  quando se dá o presente , acaba doando a sua alma.
O que é ter alma? 
Ter alma é criar , ter poder (..).


Quando eu recebo ou aceito o presente , eu irei que retribuir um presente a altura do que me foi dado, caso ao contrário sou  considerada uma pessoa que não tem alma , não tenho objeto.


O que acontece uma sociedade que dá e recebe( 1 corpo) , porém  surge uma pessoa que possui dois corpos?


A pessoa que possui dois corpos , pode trabalhar mais e dessa forma , doar mais.
A pessoa que tem dois corpos acaba dando mais , então a pessoa que possui um corpo não irá conseguir pegar ao que tem dois corpos.


Na sociedade primitiva a pessoa tinha o prazer em trabalhar , porém com o surgimento de " 2 corpos " isso passou a ser uma obrigação , para poder retribuir ao que me foi dado( presente), ou seja acabo produzindo o presente  de acordo com a minha capacidade de produção.


Isso acaba sendo com que o meu prazer é fazer o prazer do outro, pois o outro é superior a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário